Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ronaldo ou Rei Midas?



Será Ronaldo o novo rei Midas? Conforme a lenda:
Certa vez, Baco (ou Dionísio, deus do vinho) deu por falta de seu mestre e pai de criação, Sileno. O velho andara bebendo e, tendo perdido o caminho, foi encontrado por algunas camponeses que o levaram ao seu rei, Midas. Midas reconheceu-o, tratou-o com hospitalidade, conservando-o em sua companhia durante dez dias e dez noites, no meio de grande alegria. No décimo-primeiro dia, levou Sileno de volta e entregou-o são e salvo a seu pupilo. Baco ofereceu, então, a Midas o direito de escolher a recompensa que desejasse, qualquer que fosse ela. Midas pediu que tudo em que tocasse imediatamente fosse mudado em ouro. Baco consentiu embora pesaroso por não ter ele feito uma escolha melhor. Midas seguiu caminho, jubiloso com o poder recém-adquirido, que se apressou a pôr em prova. Mal acreditou nos próprios olhos quando viu um raminho que arrancara de um carvalho transformar-se em ouro em sua mão. Segurou uma pedra; ela mudou-se em ouro. Pegou um torrão de terra; virou ouro. Colheu um fruto da macieira; ter-se-ia dito que furtara do jardim das Hespérides. Sua alegria não conheceu limite e, logo que chegou à casa, ordenou aos criados que servissem um magnífico repasto. Então verificou, horrorizado, que, se tocava o pão, este enrigecia em suas mãos; se levava comida à boca, seus dentes não conseguiam mastigá-la. Tomou um cálice de vinho, mas a bebida desceu-lhe pela garganta como ouro derretido.
Consternado com essa aflição sem precedentes, Midas lutou para livrar-se daquele poder: detestava o dom que tanto cobiçara. Tudo em vão, porém; a morte por inanição parecia aguardá-lo. Ergueu os braços, reluzentes de ouro, numa prece a Baco, implorando que o livrasse daquela fulgurante destruição. Baco, divindade benévola, ouviu e consentiu.

- Vai ao Rio Pactolo - disse - e segue a corrente até à fonte que lhe dá origem, ali mergulha tua cabeça e teu corpo e lava tua culpa e o teu castigo.

Midas assim fez e mal tocara as águas, antes mesmo de ter passado para elas o poder de transformar tudo em ouro, as areias do rio tornaram-se auríferas, e assim continuam até hoje.
Lembrando que a região da Frigia, segundo os historiadores, foi o local onde surgiram as primeiras moedas que se tem notícia da história da humanidade. Se fiséssemos um comparativo na atualidade, quem seria Midas? Talvez, Ronaldo Nazário? Até porque após sua aposentadoria o mesmo vai dar continuidade a projetos esportivos de patrocínio aos outros atletas de outras modalidades e os seus direitos de imagem que são milionários. Sendo que nos últimos dias os meios de comunicação só veiculam noticias relacionadas ao "fenômeno".


Perestroika baseado em O LIVRO DE OURO DA MITOLOGIA, Ediouro, 2000.

5 comentários:

  1. Professor que comparação em ? Quem sabe o fenômeno seja o rei Midas mas com certeza o rei Midas não é tão gordo e não tem os dentes tão grandes...Brincadeira bela comparação...

    ResponderExcluir
  2. Professor, fim massa essa comparação õ/

    ResponderExcluir
  3. ronaldo reencarnação do rei midas :)

    ResponderExcluir
  4. Professor ficou muito bom esse artigo .. rsrs
    Ronaldo fenômeno :)

    ResponderExcluir