Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Vaca e vacina, qual a relação?

Vacina: palavra de origem latina, que veio de vacca.
Segundo relatos históricos, a primeira vacina teria sido descoberta pelo médico inglês Edward Jenner, em 1796. Era uma vacina contra a varíola (doença que provoca erupções na pele e deixa cicatrizes).
Naquele período, os surtos de varíola eram comuns em várias partes do mundo, inclusive na Inglaterra, matando quase 30% das pessoas infectadas.
Edward Jenner observou que as pessoas infectadas com a varíola bovina (cowpox) não contraíam a varíola comum (smallpox) estudando o caso por vários anos.
Ao observar que pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença, Jenner extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 04 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. Em 1º de julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola. Estava assim, descoberta a primeira vacina.
A comunidade médica ficou indiferente, porém dois anos depois Jenner divulgou os resultados de sua pesquisa em um livro e finalmente conseguiu reconhecimento no meio científico. Posteriormente, a vacina difundiu-se pela Europa e depois pelo mundo. 

Edward Jenner

5 comentários:

  1. Não tomo mais leite!Brincadeira bela relação!

    ResponderExcluir
  2. Eu tanbém acho que não tomarei mais leite!Mas sempre um bom leite naõ faz mau?

    ResponderExcluir
  3. Bom eu perdoou por me dechar fora da sala,
    mas em relação a materia achei legal

    ResponderExcluir
  4. Cremmmmmmmmmmm ;OO, não vou mais toma leite kkk, na verdade faz tempo que não tomo , mais tomar um pouco não vai fazer mau né ;O ?

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa materia
    Mas se nos não toma leite vamos ficar meio mal porque nos nessecitamos de leite

    ResponderExcluir