Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

Favela ou Comunidade

 Atualmente, o termo "favela" é preconceituoso e ofensivo para as pessoas que vivem em morros de médias ou grandes cidades!
O termo "favela" surgiu na Guerra de Canudos. O povoado de Canudos, que desafiou o governo federal, foi construído perto de um morro chamado Favela, que era o nome de uma planta da região. Após a guerra em 1897, alguns que voltaram à cidade do Rio de Janeiro deixaram de receber o soldo. Sem condições financeiras, eles se instalaram no Morro da Providência em barracos provisórios. Esse local recebeu então o nome Morro da Favela. A partir da década de 20, as habitações de barracos que se erguiam sobre os morros do Rio de Janeiro passarem a ser designadas favelas.
Hoje as comunidades desses morros iniciaram campanhas -utilizando os meios de comunicação e a própria sociedade-, para minimizar os efeitos discriminatórios que envolvem a população que habita nos morros. Eles desejam que a sociedade, em geral, utilize outros termos para designar esses locais, principalmente "comunidade".

2 comentários:

  1. È isso mesmo! Favela não parece ofender as pessoas...Mas também não temos certeza de que os moradores sejam tão coitadinhos assim e se ofenderem com o nome "favela" pelas reportagens, filmes entre outros que provam ter nas "favelas" assasinos, assaltantes,etc...
    Mas nem todos, então deve ser chamado de COMUNIDADE mesmo "favela" não!

    ResponderExcluir
  2. Bem,eu acho que cada um tem uma opnião sobre o que as pessoas pensam e falam sobre a vida social e pessoal da população.Sobre a questão do pensamento das pessoas que moram nesta comunidade menos favorecida,mais conhecida como "favela",mesmo que algumas respostas estejam certas,eu acho que as unicas pessoas que deveriam ter essa noção,são as pessoas que moraram ou que moram na comunidade.Bem,mas como as pessoas continuam insistindo nesse assunto,vamos a minha opnião:
    Eu acho que existem vários tipos de pessoas na comunidade "favela",mesmo que não seja a ocasião mais correta de escrever esta idéia.Na minha visão,todas as pessoas são inocentes,mas a unica saída que essas pessoas tem para sobreviver é ser um mal feitor no mundo das drogas,da violência,do tráfico e das armas,mesmo que essas pessoas não queiram,elas são obrigadas.E tem aquelas pessoas,que por um modo que eu não sei explicar,conseguem se salvar deste mundo.
    Então é por isso que eu acho que o termo "favela" não assusta esse "pessoal",mas sim,se torna mais um motivo para eles continuarem os assassinatos e outros crimes que eu já citei aqui.

    ResponderExcluir