222 anos da Revolução Francesa
A Revolução Francesa um marco na historiografia mundial, completou 222 anos no último dia 14/07.
Para entender o processo revolucionário é importante enaltecer o caráter liberal envolvido nesse episódio. Pode-se dizer que a Revolução Francesa não foi uma Revolução feita pelo povo em si, embora seja isso o ensinado nas escolas, e sim que ela foi a revolta dos burgueses que tiveram seus interesses esquecidos pelo Primeiro e Segundo Estado francês por causa dos altos impostos e pela ausência de liberdade.
Marcou também, um novo período da História dando início a Idade Contemporânea e o fim da Idade Moderna.
Por isso, pelos altos gastos da corte de Luís XVI e Maria Antonieta, e por causa das guerras contra a Inglaterra, a França se enfiou em uma crise econômica que levou o Terceiro Estado às ruas em 1789, para pedir melhorias e não atendido pelo rei, invadiram a bastilha, a prisão real em Paris, e tomaram o comando do País.
Até 1792, pressionado pelas forças da Revolução, lideradas por Robespierre, Luís XVI governou, mais foi considerado inimigo do povo por pedir ajuda a Áustria contra os revolucionários e foi guilhotinado, assim como toda a família real.
Os ideais da revolução eram “Liberdade, Fraternidade e Igualdade!” porém ao final da revolução em 1799, o povo se achando vitorioso deu o poder da França nas mãos de Napoleão Bonaparte, o qual permaneceu no poder até 1815.
Alunas: Sabrina Scortegagna e Gabrielly Thais Panazzolo. Turma: 72
Parabéns Gabi e Sabrina pela bela postagem !
ResponderExcluirgostei do post ,Parabéns meninas (:
ResponderExcluir