Perestroika foi um movimento político dentro do Partido Comunista da União Soviética. Seu significado literal é "reestruturação", referindo-se a reestruturação da política e econômica do sistema soviético. Frequentemente é dito ser uma das razões para a queda do comunismo na União Soviética e Europa Ocidental, e para o fim da Guerra Fria.
Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava a falhar e sentiu que o sistema socialista, apesar de não precisar de ser substituído, certamente necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika. Uma chave principal da Perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasta em defesa e, para fazer isso, Gorbachev sentiu que a União Soviética deveria:
- Desocupar o Afeganistão;
- Negociar com os Estados Unidos da América a redução de armamento e não interferir em outros países comunistas (A Doutrina Sinatra).
Em contraste às reformas econômicas da República Popular da China, a Perestroika é largamente avaliada como tendo falhado em seu objetivo principal de reestruturar a economia soviética. As razões para o seu fracasso foram examinadas por muitos economistas e historiadores, incluindo Merle Goldberg. Uma das razões citadas para esse fracasso foi o insucesso na promoção e criação de entidades econômicas privadas e semi-privadas e a indisposição de Gorbachev em relação a uma reforma na agricultura soviética.
Outra possível razão seria a má-vontade dos altos oficiais do Partido Comunista da União Soviética e da facção liberal apoiada pelos EUA e que tinha como principal líder Boris Yeltsin em aceitar as medidas da Perestroika. Enquanto os primeiros não queriam mudanças, os últimos queriam que elas acontecessem mais rapidamente. Isso gerou forte oposição ao projeto da Perestroika. Contrariamente às reformas no Afeganistão, a Perestroika não só falhou no propósito de trazer benefícios econômicos imediatos para a maioria das pessoas, mas o desmantelar da economia planejada criou o caos econômico, o que constituiu um fator importante para o colapso da União Soviética.
____________________________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Silva, Kalina Vanderlei, Dicionáriode Conceitos Históricos / Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva. - 2.ed. - São Paulo : Contexto 2009.
- Perestroika, Wikipedia, Página acessada em 09 de fevereiro de 2011.
Mito boa a matéria.
ResponderExcluirFala seu Ademir, como vai?
Muito bom o blog, está de parabéns, assuntos bem interessantes. ótima idéia para divulgar materiais e assuntos importantes com temas de grande embasamento científico. No mundo de hoje temos que nos adequar e usar a ferramentas tecnológicas para ensinar essa moçada jovem.
Show de bola, faz a "piasada" ai do Nelson estudar bastante.
Vlw Abraço.
Rafael Arcari
Muito bom mesmo.
ResponderExcluiras reportagens os seguidores tudo é sensacional
Gabriel Arcari
show de bola essas reportagens ai prof ademir muito legal !!!!!!
ResponderExcluirparabens professor otimo blogg
ResponderExcluiroi professor aqi e o igor campos amei o teu blog ameii vo postar augumas coisas pode dechar
ResponderExcluiraleluia consegui entrar nesse blog! mais ficou muito legal igor canpos
ResponderExcluiroi professor aq é a bruna gostei do teu blog
ResponderExcluire ai professor? aqui é o everton da 63, sou um novo membro agora!
ResponderExcluiresse blog é muito interresante para nós se desenvolver e para nos tira nossas duvidas
ResponderExcluiré a eduarda da 63
muito bom Parabéns profesores
ResponderExcluirSaudades desse blog
ResponderExcluirVolte, volte